Você sabia que segundo levantamentos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos existem cerca de 2 milhões de moradores de rua no Brasil?

São pessoas, famílias, sonhos, filhos de Deus, vidas que diariamente gritam por socorro nas ruas do nosso país.

O Só-Pão é um trabalho de evangelização e caridade que realizamos junto aos moradores em situação de rua na cidade São Paulo desde abril de 2004.

Quinzenalmente nos sábados de Só-Pão levamos pão, leite, frutas, roupas novas e usadas, produtos de higiene pessoal dentre outros itens para atender cerca de 200 moradores das mais diferentes idades. Tudo isso de acordo com que recebemos de doação, pois não temos patrocínio ou renda para sustento do projeto, sendo assim, muitos dos integrantes do grupo contribuem com a compra dos itens e com o pagamento da condução para chegarmos ao local.

so-paoNos preocupamos muito em não levar simplesmente o alimento para o corpo, mas também o alimento da alma, através de aconselhamento e principalmente proporcionar momentos de oração e alegria através da fé.

Com muito amor e alegria usamos o alimento como pretexto para conversar com nossos irmãos, nos aproximarmos e olhá-los com o carinho que olhamos para o Cristo na Cruz a fim de lembrá-los do que realmente são: filhos amados de Deus, dignos de serem vitoriosos em suas vidas.

Graças a Deus nesses anos de projeto pudemos acompanhar muitos testemunhos positivos de irmãos que se afastaram das drogas, recomeçaram suas vidas, se reconheceram capazes e mudaram suas vidas, e servimos nesse projeto com muito carinho, pois, embora pareça utópico, desejamos ardentemente que um dia esse nosso trabalho não seja mais necessário, pois viveremos no Reino de Deus em que já não existirão mais irmãos que sofrem nessa situação.

E cremos firmemente na frase de São Francisco de Assis que é inspiradora para o Só-Pão: “Comece fazendo o que possível, depois o necessário, e em breve estará fazendo o impossível”.

“Aquilo que quereis que os homens vos façam, façais vós a eles” (Mateus 7,12)

Como dizemos, acreditamos que somos todos irmãos, iguais perante Deus. Desse pensamento naseu o Só-Pão de Natal, além do Só-Pão quinzenal, todos os finais de ano, no sábado anterior ao Natal nós realizamos um grande evento chamado Só-Pão de Natal.

Nesse dia atendemos uma média de 600 irmãos em situação de rua, e fazemos questão que a experiência do Natal seja vivida no Largo São Francisco como gostariamos de vivê-la em casa.

Nesse dia contamos muito com a ajuda de doadores e voluntários para montar uma grande ceia em frente a Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Montamos uma mesa grande, enfeites natalinos, fazemos sobremesas, levamos frutas, música e muito amor. Nesse dia o morador é servido como ele desejar. E assim como gostamos de presentes no Natal, fazemos questão de levar roupas, brinquedo, panetones, produtos de higiene pessoal e o que mais alegrar aos nossos irmãos.

Como você pode ver no vídeo abaixo é uma grande festa para celebrar o nascimento do nosso salvador.

Se você quer conhecer mais sobre o Só-Pão, pretende fazer ou intermediar alguma doação fale conosco!
Será uma grande alegria poder contar com sua presença e oração!

Para ver mais fotos do Só-Pão clique aqui.